terça-feira, 19 de julho de 2011

Boa programação


Uma programação gratuita para as férias da criançada também cai muito bem, não acham? Em meio a tantas despesas, essa pode ser uma boa saída para quem está com o orçamento meio apertado.
  
 
 
>> Na BIMM (Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti) em Botafogo, vai rolar uma semana de atividades gratuitas com arte-educadores, atores, escritores e músicos. Acontece de 19 a 21 de julho sendo dirigida ao público infantojuvenil.
 
 
:: 19 de julho
10h – Contação de história, apresentação musical e lançamento do livro “A princesa e a ervilha”.
A contação da história, permeada por oito músicas da trilha sonora do livro, aborda temas como a felicidade, amizade, amor e fantasia. Participação da escritora Simone Bibian e do músico Marcos Assumpção.
14h – Brincando com histórias
A oficina de criação e a contação de história, realizada pela arte-educadora Luzia de Mendonça, incentiva a imaginação e o gosto pela leitura por meio de brincadeiras, músicas e artes plásticas.
 
 :: 20 de julho
10h e 14h – A fantástica caixa do contador de histórias.
“Um contador de histórias”, apaixonado por livros, descobre que sua fantástica caixa de histórias está vazia. Sem saber contar histórias com a caixa vazia, o contador e as crianças iniciam uma jornada literária em busca das histórias perdidas. A apresentação
 
 :: 21 de julho
10h e 14h – O livro mágico
Um livro encantado é protegido por uma dupla de contadores de histórias que, através dos contos, viaja por um mundo de aventuras. Durante as sessões, figuras e objetos serão tirados de dentro do livro como num passe de mágica. A importância da leitura e dicas de cuidados com os livros são trabalhadas de forma alegre, aliando o prazer da leitura com
o prazer das descobertas. A apresentação é acompanhada por músicas, instrumentos musicais, bonecos e objetos cênicos.
  
 
 
  
 
 
>> O Museu da Vida preparou uma programação especial e gratuita com muita ação e atividades interativas para todas as idades de 16 a 30 de julho. Além disso, os espaços Biodescoberta, Parque da Ciência (área interna) e Ciência em Cena também estarão abertos à visitação.
 
 
:: Ciência na cozinha 
Venha descobrir a origem do bolo e toda a ciência envolvida no seu preparo. Aproveite e ponha a mão na massa para preparar o seu próprio bolo de chocolate.
 
:: Show de Ciência
Realização de experimentos interativos em química e física, com a utilização de mágica e arte cênica.
 
 :: Vida de Inseto
Venha conhecer mais sobre os insetos, instigantes e curiosos animais, por meio de divertidas oficinas.
 
 :: Barbeiro é profissão? 
Nessa divertida oficina venha descobrir mais sobre o barbeiro, um curioso inseto.
 
 :: Uma aventura pelo corpo humano
Que tal participar de uma aventura pelo corpo humano e descobrir como funcionam nossos órgãos e sistemas? Passar por dentro de um nariz gigante, fazer o modelo de um cérebro e customizar cartões postais com partes do corpo estampadas são algumas das atividades.
 
 :: Visita ao Castelo Mourisco
Na visita ao Pavilhão Mourisco, você é convidado a fazer um passeio ao Rio de Janeiro do início do século 20. Venha conhecer a história de sua construção e ver de perto a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe do Castelo.
 
 :: Trilha histórico-ecológica
Venha desbravar uma trilha pelo campus da Fiocruz (em Manguinhos) e observar várias espécies de plantas, enquanto conhece também edifícios antigos, cheios de histórias interessantes. Nessa caminhada lúdica e interativa, cercada por natureza, os participantes poderão observar, experimentar, pesquisar e descobrir! Ao longo do passeio, serão emprestados binóculos e lupas aos visitantes. Pegue carona nessa aventura! Traga também sua câmera e registre suas descobertas. Suas fotos serão divulgadas no site do Museu da Vida.
 
 :: CineCiência com Pipoca
Participe de sessões de vídeos científicos e bate-papo sobre diversos temas.
Vídeo: O Mundo Macro Micro – sobre o ciclo de vida do mosquito da dengue | a partir de 8 anos.
Vídeo:Aedes aegypti e Aedes albopictus – sobre os mosquitos transmissores da dengue | a partir de 14 anos.
 
 :: Brincando com LUZ, LENTES, IMAGENS e CORES
Venha investigar o mundo das imagens e das cores com experiências simples e divertidas. Explore a visão com câmeras escuras, lentes, prismas e divertidas câmeras “pinhole”.
 
 :: Um dia na cidade
Os mais chegados em computação e eletrônica poderão montar e até programar robôs nessa divertida oficina voltada para crianças e adolescentes.
 
 :: Contadores de Histórias
Contadores misturam fantasia, literatura, ciência e saúde em histórias envolventes e divertidas.
 
:: Exposição “Elementar – a química que faz o mundo”
No Ano Internacional da Química, o público pode conferir, nesta mostra, como aconteceu a separação entre a alquimia e a química, o porquê das cores em pedras preciosas, como os elementos se combinam para formar tudo o que conhecemos e como eles foram organizados em uma tabela periódica, que, mesmo tendo sido elaborada no século 19, tira do sério muitos estudantes até hoje. Em uma tabela periódica interativa, o visitante pode desvendar as características e aplicações de cada elemento, além de assistir a vídeos sobre eles. Em outros módulos, pode combinar diferentes átomos para formar uma infinidade de moléculas e participar de oficinas com garrafas pet e outros materiais do cotidiano.
 
 :: Colecionando insetos
Nessa instigante oficina os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre esses bichos, por meio de dobraduras, histórias e bate-papo.
 
 :: Quem sou eu?
Venha conhecer a história de um macaquinho muito sapeca que se perdeu de sua mãe. No final de sua aventura, ele descobriu por que somos parecidos com nossos pais e resolveu fazer sua carteira de identidade. Venha fazer a sua também!
 
 :: Peça teatral “Pergunte a Wallace”
Baseada na autobiografia “My Life” (Minha Vida), um monólogo que mostra a trajetória intelectual do naturalista Alfred Wallace. Mostra como um jovem em busca de aventuras, fascinado pela natureza, percorreu o mundo, fato que o levou a desenvolver a teoria da seleção natural e a ser um dos naturalistas mais importantes do século XIX.
  
 
 
  
 
 
>> Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) também vai oferecer atividades gratuitas para os pequenos. A primeira edição da “Colônia de Férias no MAST: Aqui Você é a Estrela” está cominscrições abertas até dia 11 de julho para crianças alfabetizadas de 6 a 11 anos que rola de 18 a 22 de julho, das 13 às 17 horas. Nela, a garotada vai aprender noções básicas da Astronomia através de atividades e brincadeiras lúdicas, sessões de planetário para conhecer o céu, sessão de cinema com filme sobre astronomia, visita guiada ao Museu e observação do céu por telescópios. Vagas limitadas a 25 crianças.
 
De 18 a 22 de julho | das 13 às 17 horas

Crianças alfabetizadas de 6 a 11 anos

Nenhum comentário: