terça-feira, 5 de julho de 2011

Festival Internacional de Linguagens


Entre os dias 9 e 18 de julho, o Rio de Janeiro recebe mais uma edição do Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens – FIL, que traz em sua programação o melhor da produção contemporânea de teatro, circo e dança. Copatrocinado pela Funarte, o Festival apresentará, neste ano de 2010, trabalhos do Brasil, da França, da Alemanha e da Argentina.
Com espetáculos inovadores, voltados para públicos de todas as idades, o FIL ocupará oito espaços culturais da cidade: o Centro de Referência Cultura Infância do Teatro Municipal do Jockey; o Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil; o Espaço Cultural Sérgio Porto; o Oi Futuro Flamengo; o Oi Futuro Ipanema; o Teatro Carlos Gomes e o Parque dos Patins, na Lagoa. As entradas terão preços populares ou serão gratuitas.
A programação inclui três espetáculos binacionais, seis internacionais, 14 nacionais e duas mostras, além de encontros, oficinas para crianças, mesas-redondas e exposições. Um dos destaques deste ano é a companhia francesa “9.81″, que, no dia da abertura do evento, apresentará um “ballet-aéreo” no prédio do Oi Futuro Flamengo, acompanhada por integrantes da banda carioca Rabotinik e dos artistas brasileiros Claudio Baltar, Renato Rocha e Tiago Merij.
Nesta edição, o Festival comemora parcerias com a Funarte, o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura (por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura), a Petrobras e a Oi. Além disso, graças a uma parceria com o portal Cennarium (www.cennarium.com), poderá disponibilizar, nos dias 17 e 18, parte de seu conteúdo pela internet, ampliando o seu público de forma pioneira.
Ao longo dos últimos oito anos, o FIL se firmou como um festival dedicado a toda a família. Seu objetivo é promover o diálogo entre linguagens artísticas e integrar públicos de diversas faixas etárias, que se unem para apreciar as artes cênicas. Em 2009, o evento foi organizado nas cidades do Rio e de São Paulo, atraindo para seus espetáculos cerca de 14 mil pessoas.
Abertura oficial do evento:Data: dia 9 de julho, às 20h
Local: Teatro Carlos Gomes
Praça Tiradentes, s/nº
Centro / RJ
Mais informações:
www.fil.art.br

Nenhum comentário: