sábado, 20 de agosto de 2011

CCBB é folclore


Até 21 de agosto, o CCBB apresenta o V Festival do Folclore Brasileiro, com apresentações gratuitas de dança, música, laboratórios de ações criativas, contação de histórias e outras atividades.



Programação

Quarta-feira, 17, às 15h
Balaio Encantado – Céu na Terra e Edmilson Santini (RJ)
Espetáculo de música apresentado por integrantes do Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra em conjunto com o cordelista Edmilson Santini. No repertório as tradições nordestinas: o Cangaço, o Rio São Francisco e uma homenagem a Luiz Gonzaga, o rei do baião e histórias do universo do cordel. Bonecos e mamulengos ilustram a apresentação que trará ritmos como toadas, coco, baião, xote e o galope.


Quinta-feira, 18, às 15h
Danças do Brasil - Grupo Zanzar (RJ)
Em um belo passeio pela música regional brasileira, o Grupo Zanzar apresenta canções e danças populares brasileiras como Coco, Jongo, Carimbó, Cavalo-Marinho, Maracatu, Cirandas, Frevo, entre outros. O grupo mostra as nuances cênicas, sonoridades, jogos e gestualidades do universo das danças, ritmos e dramaturgias populares, recriando estas manifestações dentro de uma linguagem original que valoriza a brasilidade. Durante a apresentação, o público sera estimulado a participar do espetáculo.

Sexta-Feira, 19, às 15h
Tamborzada - Companhia Folclórica do Rio/UFRJ (RJ)
Reunindo 40 artistas, entre músicos e dançantes, o espetáculo mostra com quantos batuques se faz a cultura do Brasil. O público vai poder conhecer tambores típicos como atabaques, alfaias, Tambor de Crioula do Maranhão, crivador, meião, caxambu, candongueiro e tambu aprendendo sobre a riqueza da percussão e das danças brasileiras. A Companhia coloca na cena um grande terreiro que vai abrigar o “sacro” e o “profano” da cultura popular do Brasil. Muita música ao vivo e muita dança, em um momento que pretende “sensibilizar as pessoas à identidade brasileira, com muita honra”, exalta a diretora Eleonora Gabriel.

 
 
Sábado e Domingo, 20 e 21, às 15h
Danças do Sul - Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição (RS)
Dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição, fundado em 29 de junho de 1953 pelo folclorista Paixão Côrtes, constituiu-se no primeiro grupo artístico independente no Rio Grande do Sul. Composto por jovens preocupados em preservar cultural e artisticamente as tradições rio-grandenses, o grupo lançou diferentes temas coreográficos que, hoje, começam a ser retomados em apresentações pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). “No transcorrer de 58 anos, sempre demos atenção às fontes originais das pesquisas, não só referentes às características musicais, mas também aos vestuários. Nosso foco está voltado ao prazer de dançar e cantar, preservando as tradições”, afirma o atual patrão (diretor) do conjunto, Moacir Gomes. Antes de sua apresentação, o grupo irá propor oficina com a participação do público.


LABORATÓRIO DE AÇÕES CRIATIVAS
Sábado e domingo – 12h e 17h
Classificação indicativa: a partir de 5 anos
Cordel criativo
Inspirados na literatura de cordel, tradição no Nordeste brasileiro, os participantes deste laboratório vão criar ilustrações, utilizando a técnica de gravura.


MUSICANDO
Sábado e domingo – 13h
Classificação indicativa: a partir de 5 anos
Ritmos brasileiros (passo a passo)Através da voz, do corpo e de instrumentos musicais, os participantes poderão experimentar e vivenciar alguns dos ritmos tradicionais brasileiros, como o xote e a ciranda.


CORTEJO FOCLÓRICO
Quarta e sexta – 12h
Cortejo formado por músicos e contadores circulam pelo prédio com contos e cantos tradicionais.
PEQUENAS MÃOS
Sábado e domingo – 15h
Classificação indicativa: de 3 a 6 anos
As lendas do Saci
Quando pensamos no Saci Pererê, como é o personagem que vem na nossa cabeça? Muitos diriam que é um negrinho arteiro, de uma perna só que usa gorro, calção vermelho e fuma um cachimbinho. Os personagens folclóricos têm a ver com a cultura e a história de cada lugar. Será que o Saci pode assumir diversas formas de acordo com o lugar em que a sua história é contada? A proposta dessa atividade é permitir que as crianças criem novas características para o personagem.


EM CANTOS E CONTOS
Contação de histórias para famílias
Sábado e domingo – 16h
Classificação indicativa: a partir de 5 anos

A princesa sapa
Contadora: Marília Gurgel
Um rei, já velho, pede que seus filhos se casem antes que ele morra. Dá a eles três flechas, onde a flecha cair, lá estará seu destino. Todos voltam contentes, menos o caçula Ivan, que volta com uma Sapa como princesa. Depois de se conhecerem melhor, Ivan descobre que já não consegue ficar longe de sua Sapinha e enfrenta as mais diversas aventuras para ter seu amor de volta. Será que ele conseguirá? Quais segredos que essa sapinha guarda.

A princesa, o sapo e as três penas do rei
Contadora: Renata Sampaio
Ao perder seu brinquedo favorito, uma linda princesa conhece um sapo disposto a ajudá-la. O que ela não sabe é que este guarda um segredo que mudará sua vida. Um rei se preocupa em saber qual dos seus três filhos será o sucessor do trono real. Para isso, organiza uma prova, mas uma descoberta faz com que aquilo que parecia certo, mude de rumo.
 
A festa no céu
Contadores: Anderson Barreto e Mariana Barros
Entre todos os bichos espalhou-se a notícia de uma grande festa no céu. As aves se prepararam, mas os bichos que não tinham asas... Como chegariam lá? Mas imaginem quem disse que ia?


Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Rio de Janeiro
Informações CCBB Educativo – 1º andar(21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades

Nenhum comentário: