sábado, 6 de agosto de 2011

Cultura no Rio de Graça

  Grupo Sobrevento apresenta o espetáculo 'Bailarina' no Ciclo Internacional de Teatro para Bebês, no Centro Cultural Banco do Brasil.  A entrada é gratuita, com retirada de senhas


PRIMEIRO TEATRO: 1º CICLO INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS – Com curadoria do Grupo Sobrevento, o ciclo apresenta algumas das mais destacadas companhias e artistas  com trabalhos especialmente voltados para crianças entre zero e três anos. Até 21 de agosto, o público pode conferir os espetáculos com propostas provocadoras e inovadoras do Grupo Sobrevento (Brasil), dos atores Antonio Catalano (Itália) e  Laurent Dupont, da Cia. Acta (França), e da  Cia. La Casa Incierta (Espanha). Neste fim de semana, o Grupo Sobrevento apresenta o espetáculo Bailarina. O espetáculo  íntimo e delicado  explora as emoções e sentimentos vivenciados por uma mãe ao receber de presente da filha uma caixinha de música com uma bailarina.  Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66, 4º andar, sala 26, Centro (3808-2020). Cap.: lugares (um bebê com um acompanhante).  5ª a dom., às 11h e 15h. Grátis, com retiradas de senhas uma hora antes. Até 21 de agosto.
LEITURA
Malu Mader mostra seus dotes de contadora de histórias no projeto 'Lê pra mim?'Malu Mader mostra seus dotes de contadora de histórias no projeto 'Lê pra mim?'
LÊ PRA MIM? – O projeto que por  objetivo incentivar a leitura entre os pequenos traz personalidades do mundo cultural para fazer a leitura de obras da  literatura infantil  para os pequenos., inclusive para aquelas com deficiência auditiva, com a interpretação em Libras.  Neste  sábado, a atriz Ana Furtado lê a história "Mania de explicação", de Adriana Falcão.  No domingo, é a vez de Malu Mader  mostrar seus dotes com a leitura do livro "Barrinho, o menino de barro", de Mabel Veloso. Espaço Cultural Eletrobras Furnas, Rua Real Grandeza, 219, Botafogo (2528-2794). Sáb. e dom., às 17h. Grátis, com distribuição de senhas uma hora antes. Após o encontro, cada criança ganha um livro para levar para casa. 
TEATRO/GRÁTIS
UM AMIGO DIFERENTE? – Espetáculo do  grupo Os Inclusos e os Sisos –  Teatro de Mobilização pela Diversidade.  Dramaturgia e direção de  Marcos Nauer. Com  Bruno Trento, Katya Alessi, Letícia Medella, Louise Marrie, Mariana Rebello, Pablo Ascoli e Victor Albuquerque. Trilha original do espetáculo: Maria Gadú.  A partir da história de Lucas, um menino de nove anos, considerado esquisito, o musical rock aponta para o direito que toda  criança têm de ser exatamente como são. Oi Futuro Flamengo, Rua Dois de Dezembro, 63,  Flamengo (3131-3060). Cap.: 84 pessoas. Sáb. e dom., às 11h30. Grátis, com distribuição de senhas 30 minutos antes.  Duração: 1h0. Até 28 de agosto. O espetáculo destinado a um público diversificado com e sem deficiência. Em todas as sessões são oferecidos recursos como programas em braile, audiodescrição, subtitulação eletrônica e intérprete de Libras.
HISTÓRIAS DE LENÇOS E VENTOS – Texto de Ilo Krugli. Direção e encenação de Jorge Farjalla. Com a Cia. Guerreiro. A peça narra a saga da Azulzinha do quintal. um lenço aventureiro que foge com o Vento da madrugada para aprender a voar. Um jogo lúdico, em que atores-narradores contam a história de objetos que ganham vida. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa (22243922). Cap.: 80 pessoas. Dom.,às 11h. Livre. Grátis. Até 28 de agosto.
JOÃO POR UM FIO –  Texto e adaptação de Roger Mello. Idealização e atuação de Ricardo Schöpke. João, filho de um pescador e uma rendeira, é um menino solitário e sonhador que passa sua vida ligado a fios reais e imaginários – fios da rede de pesca, fios da renda de sua mãe, fios de seus sonhos e de seus medos Acrobacia aérea, cama elástica e projeções videográficas são usadas para contar suas  aventuras com pássaros, peixes, conchas, rios, cordilheiras e seres gigantes. Indicação: a partir de 3 anos. Centro Cultural Banco do Brasil / Teatro 2, Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). Cap.: 155 pessoas.  6ª (05/08), às 10h e às 13h; sáb. (06/08) e dom. (07/08), às 14h e 16h. Grátis, com retiradas de senhas uma hora antes do espetáculo. Duração: 55 minutos. Até 7 de agosto. 
CLUBINHO VIA PARQUE – Na atividade “Quem conta um conto aumenta um ponto”, uma vovó muito fofinha conta histórias para os pequenos, só que mistura todos os contos de fada. Cabe a Lilly Zag e Jota Zug, personagens do Clubinho, ajudar a garotada a dar um final feliz para os clássicos infantis. Via Parque Shopping, Avenida Ayrton Senna, 300, 2º piso,  Barra da Tijuca (2430-5100). Dom., das 17h às 19h. Grátis. 
CONTOS INDÍGENAS NO JARDIM - A atriz e narradora peruana Rosana Reategui, também pesquisadora de lendas indígenas latino-americanasque, comanda a sessão  "Era uma vez lá no fundo do rio...", com narração de lendas  e dos costumes do povo Karajá . As histórias serão contadas, de forma interativa, ao som da flauta e da sonoplastia do músico Rudi Garrido. Museu do Índio, Rua das Palmeiras, 55, Botafogo (3214-8702). Dom., às 16h. Grátis. Até 27 de novembro. 
CRIANÇA NO MOREIRA SALLES -  No encontro, Brasil de conto em canto, o grupo Mugangas e Pantins mostra aspectos da cultura popular brasileira através da música, literatura e artesanato de diversas regiões do Brasil. Idade mínima: 3 anos.  Instituto Moreira Salles, Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea (3284-7400). Sáb., às 17h. Grátis. Retirada de 30 senhas meia hora antes. 
UM DOMINGO NA CASA DE RUI BARBOSA – Neste domingo, diversão e cultura sobre o folclore brasileiro. A dupla Axullé & Axupé comanda a sessão de contação de histórias Mitos e Causos, com contos do nosso folclore e uma oficina de arte popular.  Para jovens e  adultos, uma  visita dramatizada pela casa onde viveu Rui Barbosa (duas sessões, às 14h30 e 16h30, para grupos de 30 pessoas). Fundação Casa de Rui Barbosa,  Rua São Clemente, 134, Botafogo (3289-4667). Dom., a partir das 15h.  Grátis.
FANTASIA NO BARRA WORLD & PARK – O shopping temático que reproduz a  arquitetura e os principais monumentos de vários países, oferece diariamente uma maratona de peças teatrais para o público infantil, como os clássicos  “Cinderela”, “Rapunzel”  e “O patinho feio”, além de adaptações dos clássicos da Disney, entre eles, “A pequena seria”,  “Pocahontas”  e  “Mulan”. Shopping Barra World & Park, Av. das Américas km 14, Barra da Tijuca (2199-2200). Diariamente em vários horários (conferir no site  www.barraworld.com ). Grátis. Livre. 
LULUZINHA - A  personagem Luluzinha, a menina de boina e vestidos vermelhos, esperta, mandona e inteligente, que revolucionou as histórias em quadrinhos, comanda uma manhã de brincadeiras ao lado do Grupo Galpão para comemorar o retorno das suas historinhas em formato HQ depois de 15 anos de ausência. Banca da Paz, Rua Visconde de Pirajá, entre as ruas Maria Quitéria e Joana Angélica. Sáb., das 9h ao meio-dia. Grátis. 
OFICINA DE DESENHO DANIEL AZULAY - A galerinha vai desenvolver seu lado artístico aprendendo a desenhar e a confeccionar brinquedos inspirados nos animais da floresta. Shopping Barra Point, Av. Armando Lombardi, 350, 1º piso,  Barra da Tijuca (ao lado do metrô da Barra). Sáb., das 15h às 19h. Grátis. Até 28  de agosto. 
TEATRO DE BONECOS JORGE ABREU -  Grandes clássicos da literatura mundial, reunidos em vários esquetes, com muita música e encenados por bonecos de todos os tamanhos em um espetáculo inspirado em cenas de filmes como Aladim, O Rei Leão, Pequena Sereia, Chapeuzinho Vermelho, Corcunda de Notre Dame, A Bela e a Fera, entre outros. Centro Cultural Abrigo de Bondes, Rua Marquês de Paraná, 100, Centro, Niterói (2620-8169). Sáb., às 15h. Livre. Grátis.  

Nenhum comentário: