quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ultima semana Costurando Historias


O grupo Costurando Histórias está completando dez anos de atividades e vai comemorar do jeito que sabe: contando a sua história através da "Exposição Interativa de Tapetes Tridimensionais". A mostra, uma retrospectiva do trabalho que transforma literatura infantil em tapetes de histórias feitos de retalhos de tecidos, acontece no Centro Cultural Justiça Federal – CCJF, no Centro do Rio, de 11 de agosto a 11 de setembro, das 12h às 19h. Aos sábados e domingos haverá duas apresentações das histórias que mais fazem sucesso, às 15h e às 17h.  O evento é grátis e recomendado para crianças a partir de um ano.
Doze tapetes estarão na exposição, junto com seus personagens e os livros nos quais foram inspirados. Entre eles, "A Peleja do Violeiro Magrilim com a Formosa Princesa Jezebel", versos em cordel escritos por Fabio Sombra; "A Velha fiandeira", parlenda cantada que virou um hit do Costurando Histórias; e o inédito "Strega Nona, a vovó feiticeira", uma viagem divertida até a Calábria, na Itália. As crianças poderão manipular livremente os tapetes.
O Costurando Histórias nasceu em 2001, a partir de pesquisas da atriz Daniela Fossaluza e de seu intercâmbio com o francês Tarak Hammam, que há mais de 20 anos dirige o projeto "Raconte-Tapis", na França e em outros países da Europa. Daniela Fossaluza, diretora do grupo, assina a pesquisa literária e a concepção dos espetáculos. A criação dos tapetes ela divide com a estilista de moda Denise Goneve e a costureira Amara Oliveira. Nas narrações das histórias dos tapetes, Daniela e Denise se unem à atriz e professora Patrícia Garcia. Completam o grupo, o engenheiro Felipe Chaves e o professor Cezar Augusto Pereira, que também são músicos.
— Com a proposta de redescobrir e recontar este Brasil tão íntimo e vasto, nossas histórias são pesquisadas para ganhar formas, cores e texturas nos tapetes. Através da manipulação do material, as crianças podem elaborar significados, explica Daniela Fossaluza.
Os 50 tapetes que fazem parte do acervo do Costurando Histórias são inspirados em obras de importantes autores, como Ruth Rocha, Leonardo Boff, Guimarães Rosa, Cecília Meireles e Fábio Sombra. Os tapetes de retalhos contam fábulas, lendas, parlendas e contos populares. É um meio lúdico e tátil que facilita a aproximação das crianças com a literatura.  Depois de ouvir as narrações, através da manipulação dos personagens, elas podem reviver e recriar os enredos, traçar tramas, "entrar" nos cenários e dramatizar contextos e personagens.

SERVIÇO - INFANTIL'EXPOSIÇÃO INTERATIVA DE TAPETES TRIDIMENSIONAIS'
Exposição em comemoração aos 10 anos do Costurando Histórias. A mostra apresenta 12 tapetes de histórias, com seus personagens e os livros que serviram de referência. As crianças podem manipular livremente os tapetes feitos com retalhos de tecidos. Aos sábados e domingos haverá contações das histórias que mais fazem sucesso, baseadas em fábulas, contos populares, lendas e parlendas. 
Centro Cultural Justiça Federal – CCJF: Av. Rio Branco 241, Centro – Tel. 3261-2550 –www.ccjf.trf2.gov.br
Até 11 de setembro de 2011
Terça a domingo, das 12h às 19h
Sábados e domingos: contação de tapetes de histórias, às 15h e às 17h, distribuição de senhas uma hora antes das sessões
Metrô: Cinelândia
Grátis
www.costurandohistorias.com.br

Do site Amigas da pracinha.  Muito bom! www.amigasdapracinha.com.br

Nenhum comentário: