quinta-feira, 12 de julho de 2012


O Programa Educativo do Centro Cultural do Banco do Brasil Rio de Janeiro programou uma série de atividades para as férias: narração de histórias, visitas mediadas a exposições, laboratórios, teatro infantil e música.
Todas as atividades são gratuitas. É preciso chegar 30 minutos antes para pegar senhas.

PROGRAMAÇÃO:
Futuro do meu jardim
Sexta, dia 27 – às 16h
O espetáculo com bonecos, conta a história do skatista Augusto, que recebe a surpreendente visita de Júlio, um menino vindo do futuro.

Era uma vez...
Sábado, dia 28 – às 16h
Do fundo do rio surge uma enorme serpente que traz presentes mágicos. De dentro do rio pula um sapo que fala e canta. Lá na África, um guerreiro tece uma teia e sobe além das nuvens para buscar as histórias de Nyame, o deus do céu. Estes são alguns dos enredos apresentados.

Mímica em trânsito
Domingo, dia 29 – às 16h
Em cena, os atres Toninho Lobo e Beth Zalcaman utilizam diversas expressões artísticas, como a mímica, a linguagem circense, o teatro e a confecção de elementos plásticos para apresentar quadros poéticos, como O jardineiro e Tangram.

LABORATÓRIOS DE AÇÕES EDUCATIVASIdade recomendada: a partir de 5 anos
De 17 a 22/7 – 11h e 14h
De 24 a 29/7 – 10h às 12h, 14h às 16h, 18h às 20h

Somas d´água
Como a água se comporta em contato com objetos sólidos, pigmentos e luz é o ponto de partida desta atividade.

Metamorfoses
Neste laboratório é proposta a representação dos elementos da natureza fazendo uso da expressão corporal.

Laboratório Incorporis
Em agosto será inaugurada a exposição Antony Gormley – Corpos Presentes. Esta atividade trabalha com os conceitos de figura humana, escultura aberta e work in progress, iniciando um aquecimento para a próxima exposição. Os participantes irão elaborar uma escultura coletiva no foyer do CCBB, usando materiais diversos.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - FAMÍLIAIdade recomendada: a partir de 5 anos
Terça a domingo às 17h

As lágrimas do Sombreirão e outras histórias
Na Guatemala, existe um ser presente no imaginário local muito similar ao nosso Boto: o Sombreirão, um homem minúsculo que usa sapatinhos minúsculos, de verniz,  e este chapéu enorme. Diz a lenda que o Sombreirão, cantando e tocando seu pequeno violão de madrepérola, encanta as moças bonitas da cidade e rouba seus corações.

Pescadinho
Era uma vez um pescador que saiu para pescar, mas pescou um peixe que falava. Na conversa o peixe prometeu ajudá-lo quando precisasse em troca do homem devolvê-lo ao mar. E assim foi feito. Mas, quando soube que o peixe era mágico, a mulher deste pescador danou a pedir coisas e...

Fábulas encantadas
Neste repertório há três histórias em que os personagens são os animais. "A primavera da Lagarta", conta por que a Formiga reuniu os outros animais para ajudá-la a expulsar a Lagarta da floresta. Em "Bom dia todas as cores", o Camaleão desejava ser bondoso com o Sol e com os outros animais, mas agradar a todos não é tão simples assim. “Mil pássaros” é a história de uma cidade que foi abandonada por todas as aves.

Asas da Amazônia
Você já ouviu falar do uirapuru? Ou já teve a oportunidade de ouvir seu canto? Moema e Jussara, duas amigas muito unidas, gostavam de Peri, o guerreiro da tribo. Peri, confuso, sem saber com quem iria se casar, propôs um duelo: aquela que vencesse seria sua esposa. Esse é o começo da história do surgimento deste pássaro. No repertório desta contação estão as lendas do Uirapuru, do Jarutauí e do Japuaçu, pássaros típicos da região amazônica.

O Sol da Terra
Quem vem lá? São os gigantes, filhos de Tamandaré, para descobrir onde se esconde o Sol da Terra e assim reparti-lo.

PEQUENAS MÃOSIdade recomendada: de 3 a 6 anos
Terça a domingo às 15h

Tornar-se árvore
Qual o lugar mais longe para o qual você já viajou e como você chegou lá? Imagine fazer uma viagem numa canoa indígena pelo Rio Negro e Rio Amazonas e descobrir a diversidade da floresta. No percurso não faltará um encontro com o jacaré, a onça pintada, a arara e o Curupira, o grande defensor da natureza. As crianças estão convidadas a embarcar nessa aventura que começa na galeria do primeiro andar.

Quando Dom João chegou
O príncipe Dom João VI chegou ao Brasil, mas ora pois, era tudo muito diferente de Portugal. Então, ele resolveu construir jardins, escolas, bibliotecas e também o Banco do Brasil. E se fosse você que chegasse a um lugar novo e pudesse construir algo importante? E se esse lugar fosse o seu bairro, o que você construiria? Nesta atividade os educadores utilizam bonecos, tapetes, blocos de espuma e adereços para contar um pouco da nossa história.

MUSICANDOIdade recomendada: a partir de 5 anos
Terça a domingo às 16h
O som das coisas
Os participantes investigarão sonoridades presentes em vestimentas e adereços confeccionados com elementos orgânicos e industriais. Como será o som de um chapéu com sementes de bambú? Será que dá para produzir uma melodia com uma veste de sacos plásticos? Venha experimentar

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades


FONTE: DICAS DA DINDA ......
 

Nenhum comentário: