quinta-feira, 12 de julho de 2012


A saga de um boneco

Pinocchio — O Musical se baseia na força da história original para fisgar a plateia

por Rafael Teixeira | 
AVALIAÇÃO ✪✪

Rodrigo Rosado (como um boneco), Rafael de Castro (Gepeto) e Tauã Delmiro (Pinóquio) em cena: a montagem do clássico patina em quesitos técnicos


Anderson Oliveira escreveu e dirigiu no início deste ano a simpática adaptação de A Princesa e o Sapo, encenada durante quatro meses no Teatro Clara Nunes e hoje no Teatro dos Grandes Atores, na Barra. Depois de visitar a obra dos irmãos Grimm, ele volta ao palco do Shopping da Gávea, exercendo as mesmas funções em Pinocchio — O Musical. Desta vez, explorou o clássico livro As Aventuras de Pinóquio, do italiano Carlo Collodi (1826-1890).

A história é conhecida: construído pelo marceneiro Gepeto (Rafael de Castro), o boneco de madeira Pinóquio (Tauã Delmiro) ganha vida pelas mãos de uma fada, mas ainda tem de passar por várias aventuras até se transformar em um menino de verdade. A força da história consagrada mantém as crianças atentas. Tecnicamente, porém, a montagem patina. O elenco solta a voz corajosamente nas músicas, mas nem sempre com bom rendimento. Caracterizações atraentes, como a do protagonista, convivem com maquiagens e figurinos menos acertados, como os de Gepeto (ele não lembra em nada um velho marceneiro) e da fada. Na cenografia, vale destacar a boa ideia das caixas de madeira que vão se desdobrando em ambientes variados.

Pinocchio — O Musical (60min). Rec. a partir de 3 anos. Estreou em 5/5/2012. Teatro Clara Nunes (527 lugares). Rua Marquês de São Vicente, 52 (Shopping da Gávea), Gávea, ☎ 2274-9696. Sábado e domingo, 17h. R$ 50,00. Bilheteria: a partir das 14h (sáb. e dom.). IC. Estac. (R$ 6,00 por duas horas). Até 1º de julho.

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