sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tá no Rio - Museus

MUSEUS






FORTE COPACABANA

Inaugurado em 1914, foi palco de uma das rebeliões que fizeram parte do MovimentoTenentista, em1922. Alguns dos militares revoltosos ficaram conhecidos como "Os 18 do Forte". Em 1987 a fortificação foi desarmada etornou-se sede do Museu Histórico do Exército, que exibe armas, objetos e painéis representando as conquistas militares dopaís. A maior atração, entretanto, são os canhões alemães Krupp, fabricados no início doséc. XX e montados na casamata à beira mar.

Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco,1

Tel: 521-1032

Bairro: Copacabana





MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES

www.mnba.gov.br

Criado em 1937, ocupa o prédio onde, desde 1908, funcionou a Academia de Belas Artes. A construção, com 8 m de pé-direito e iluminação natural vinda de vitrais gigantescos, seguiu o estilo renascentista francês e inspirou-se no Museu do Louvre de Paris. O acervo, que é exposto de forma rotativa, tem 14 mil obras que mostram todas as fases da pintura brasileira, com quadros de artistas como Pedro Américo, Rodolfo Amoedo, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalvanti e Lasar Segall. Entre os estrangeiros há trabalhos de Boudin, Debret, Franz Post, Tieppolo e Picasso. No 1º andar existe uma sala especial reservada ao escultor francês Auguste Rodin. O museu ainda dispõe de salas para exposições temporárias, biblioteca, loja e lanchonete.

Endereço: avenida Rio Branco, 199

Tel: 240-0068

Bairro: Centro

Estacionamento interno pago





MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

www.visualnet.com.br/mhn

O conjunto arquitetônico formado pelo antigo Arsenal de Guerra (1764) e a Casa do Trem (1762) tornou-se museu em 1922, nas comemorações do Centenário da Independência. A conservação deixa a desejar em algumas salas, e a exposição permanente apresenta sinais de desgaste, mas ainda é uma parte importante da memória nacional. São cerca de 300 mil peças, entre quadros, armas, carruagens, uniformes, móveis, utensílios, objetos e documentos que contam a história do Brasil desde seu descobrimento até a proclamação da Republica. Possui arquivo histórico com 50 mil documentos e biblioteca com 60 mil títulos, abertos à consulta.

Endereço: Praça Marechal Âncora, s/n

Tel: 550-9266

Bairro: Centro

Estacionamento interno gratuito





MUSEU CASA DO PONTAL

Exibe acervo com 4 mil peças de artesanato sobre o folclore brasileiro reunidas durante 4 décadas pelo arquiteto e colecionar francês Jacques Van de Beuque. A vista é uma viagem ao imaginário popular, desde o casamento, a morte e a religião até festas populares, como o Carnaval e o Boi-Bumbá. As obras são feitas de barro, de madeira e de arame, muitas delas movimentadas mecanicamente. O único problema é o acesso: não há sinalização e a Estrada do Pontal tem uma numeração muito confusa.

Endereço: estrada do Pontal, 3295

Tel: 490-3278

Bairro: Recreio dos Bandeirantes





MUSEU AEROESPACIAL

www.musal.aer.mil.br

Em cinco hangares estão expostos cerca de 70 aeronaves que representam a história da aviação militar e comercial, desde a réplica do 14 Bis, de Santos Dumont, até modernos jatos de combate. Também fazem parte do acervo helicópteros, fotos e objetos como uma hélice do Zeppelin. Possui arquivo, biblioteca e lanchonete. A pista de pouso ao lado dos hangares é utilizada para a prática de aeromodelismo. Mas conseguir chegar ao museu é uma aventura, pois não há sinalização. O melhor caminho é seguir pela Av. Brasil até a saída para Benfica e, no bairro, rumar para o setor aeronáutico no Campo dos Afonsos.

Endereço: avenida Marechal Fontenelle, 2000

Tel: 357-5213

Bairro: Marechal Hermes

Estacionamento interno gratuito





MUSEU DE ARTE MODERNA

www.mamrio.com.br

Uma nova diretoria e a reforma feita para sediar a Cimeira (encontro de chefes de estado ibero-americanos ocorrido em 1999) trouxeram o MAM de volta à cena cultural carioca. Suas linhas secas e retas, projetadas pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, contrastam com o projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. Inaugurado em 1958, o museu passou por um incêndio, em 1978, que destruiu boa parte de seu acervo, reconstituído parcialmente por meio de doações. Exibe rotativamnte a coleção de Gilberto Chateaubriand, cedida em regime de comodato desde 1993, com obras de Anita Malfatti e Djanira. Tem uma cinemateca com 15 mil títulos, biblioteca e livraria.

Endereço: avenida Infante D. Henrique, 85

Tel: 210-2188

Bairro: Parque do Flamengo

Estacionamento pago ao lado





MUSEU NACIONAL

www.ufrj.br/museu

Em eterna reforma, ocupa desde 1892 o Palácio S. Cristóvão, construído em 1600 em estilo neoclássico e residência da família imperial de 1805 a 1889. Embora as condições da visita sejam precárias, o museu possui um grande acervo de peças de zoologia, arqueologia, etnologia e botânica. O destaque são os sarcófagos e as múmias egípcias e os esqueletos de uma preguiça gigante, com 7 mil anos, e de uma baleia de 40 m.

Endereço: Quinta da Boa Vista

Tel: 568-1149

Bairro: São Cristóvão

Estacionamento interno pago





ESPAÇO CULTURAL DA MARINHA

Ao lado da Capitania dos Portos, exibe um pouco da história da navegação. Destaque para a galeota D. João VI, de 1808, utilizada pela família real em passeios pela Baía de Guanabara, e para os objetos encontrados em navios naufragados na costa brasileira desde o séc. XVI. No cais ao lado estão ancorados o contratorpedeiro Bauru, que participou da II Guerra Mundial, e o submarino Riachuelo, incorporado recentemente. Estão em ótimo estado de conservação e funcionam como museus flutuantes.

Endereço: avenida Alfredo Agache

Tel: 216-6025

Bairro: Centro





CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

www.cultura-e.com.br

O belíssimo prédio de 1906, construído em estilo neoclássico, foi sede do Banco do Brasil até 1986, quando transformou-se em pólo cultural e artístico. Em seus múltiplos espaços há cinema, teatro e salas para exposições temporárias. No 1º andar fica a mostra "O Brasil através da moeda", com cédulas e moedas que mostram a história da economia do país e as diversas formas do dinheiro através dos tempos. Tem loja, salão de chá e restaurante.

Endereço: rua 1º de Março, 66

Tel: 808-2020

Bairro: Centro





CASA DE RUI BARBOSA

www.casaruibarbosa.gov.br

A casa de 1850, comprada por Rui Barbosa em 1893, foi transformada em museu em 1930. Exibe, mobiliários, quadros, objetos de decoração e até o carro da família Barbosa, um Mercedes-Benz de 1913. Dispõe de biblioteca especializada, serviço de restauração e lanchonete. No jardim de 9 mil m2, muito freqüentado pelos moradores da região, há atividades didáticas para crianças e idosos.

Endereço: rua São Clemente, 134

Tel: 537-0036 ramal 148

Bairro: Botafogo





MUSEU CHÁCARA DO CÉU

www.visualnet.com.br/cmaya

Ocupa a casa construída em 1957, no alto de Sta. Teresa, que serviu de residência ao empresário, mecenas e colecionador Raymundo Castro Maya. O museu tem cerca de 8 mil peças entre pinturas, gravuras, desenhos e esculturas. Destaque para as obras de Matisse ("O Jardim de Luxemburgo"), Modigliani, Monet, Dali, Picasso, Di Cavalcanti e Portinari. Ao lado, ligado por uma passarela, está o Parque das Ruínas (4ª/6ª,sáb 10h/22h, dom 10h/17h), antiga residência da socialite Laurina Santos Lobo e palco de memoráveis festas da sociedade carioca nas décadas de 20, 30 e 40. Em seu 3º andar há um mirante com uma das mais bonitas vistas da cidade. No local acontecem eventos, shows e exposições.

Endereço: rua Murtinho Nobre, 93

Tel: 507-1932

Bairro: Santa Teresa





ESPAÇO MUSEU DO UNIVERSO (PLANETÁRIO)

www.rio.rj.gov.br/planetario

Reformado e ampliado, o antigo Planetário agora está aparelhado com equipamentos de última geração. Numa sala com 277 poltronas inclinadas, um potente projetor permite ao espectador observar um céu com 10 mil estrelas, a rotação dos planetas e a formação das galáxias numa cúpula e 23m. Também tem cinema, espaço com exposições didáticas, loja temática, lanchonete e restaurante.

Endereço: avenida Padre Leonel Franca, 240

Tel: 274-0096

Bairro: Gávea

Estacionamento interno gratuito





MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS

www.mast.br

Além do burocrático acervo de instrumentos científicos, abriga uma exposição sobre a origem do universo e uma maquete do sistema solar. Na cúpula externa há observação do céu (4ª, sábado e domingo 18h30/20h) com uma luneta móvel.

Endereço: rua General Bruce, 586 (entrada pelo elevador)

Tel: 580-7010

Bairro: São Cristóvão

Estacionamento interno gratuito





ESPAÇO MUSEU DA VIDA

www.fiocruz.br/museudavida

Seus espaços e brinquedos foram projetados para ensinar e despertar a curiosidade das crianças, que visitam laboratórios e assistem a peças teatrais e vídeos educativos. Destaques para o Parque da Ciência, um playground com brinquedos interativos, e para a vista ao Palácio Mourisco. O acesso é mal-sinalizado e a prioridade de entrada é das escolas. Visitantes avulsos precisam aguardar a formação de grupos (o que nem sempre acontece). Por isso é recomendável telefonar antes de ir.

Endereço: avenida Brasil, 4365

Tel: 590-5192

Bairro: Manguinhos

Estacionamento interno gratuito





MUSEU INTERNACIONAL DE ARTE NAÏF

www.museunaif.com.br

A arte naïf (ingênua, em francês) é realizada por pintores autodidatas, sem formação técnica. Este museu expõe obras de 520 artistas nacionais e estrangeiros, com predominância de cores vivas e traços irregulares, como o enorme painel "Rio de Janeiro, gosto de você, gosto desta gente feliz", de Lia Mittarakis.

Endereço: rua Cosme Velho, 561

Tel: 205-8612

Bairro: Cosme Velho





MUSEU DO ÍNDIO

Criado pelo Mal. Rondon em 1953, está instalado desde 1978 num casarão colonial de 1880, onde também funciona a Fundação Nacional do Índio (Funai). Exibe cerca de 15 mil peças entre cestaria, máscaras, cerâmicas e armas. Na área externa reproduz a moradia de índios guaranis. Tem biblioteca especializada, loja de artesanato indígena e lanchonete.

Endereço: rua das Palmeiras, 55

Tel: 286-8899

Bairro: Botafogo





MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA

Expõe 7 mil peças divididas entre minerais, rochas e fósseis. Destaque para a seção de meteoritos, pedaços de rochas que vieram do espaço.

Endereço: av. Pasteur, 404, 2º andar

Tel: 295-3895

Bairro: Praia Vermelha





MUSEU DO TREM

No pequeno acervo estão vagões utilizados por D. Pedro II e Getúlio Vargas e a maria-fumaça Leopoldina (1854), primeira locomotiva do Brasil e um dos dois únicos exemplares do mundo.

Endereço: rua Arquias Cordeiro, 1046

Tel: 269-5545

Bairro: Engenho de Dentro

Estacionamento interno gratuito

Nenhum comentário: