sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tá no Rio - Passeios culturais

PASSEIOS CULTURAIS






PASSEIO DE BONDE

O bairro de Santa Teresa tem bares, restaurantes e museus. A melhor maneira de conhecê-lo é a bordo dos bondinhos que sobem e descem suas ruas íngremes. Há duas linhas: prefira a que vai até o Morro Dois Irmãos, pois percorre quase todo o bairro, passando pela rua Joaquim Murtinho, Largo das Neves, Largo do Guimarães e avenida Alm. Alexandrino.

Endereço: rua Prof. Lélio Gama s/n (sobre a garagem da Petrobrás)

Tel: 240-5709





PASSEIO DE HELICÓPTERO

www.helisight.com.br

O Rio de Janeiro é lindo de todos os ângulos, inclusive de cima para baixo. As opções de percurso são várias. O mais barato parte da Urca, dá a volta no Cristo Redentor e sobrevoa a Praia de Copacabana, num trajeto de 7 minutos. O vôo de 30 minutos sai da Lagoa Rodrigo de Freitas, vai até as lagoas da Barra da Tijuca e retorna pela orla, passando pelo Estádio do Maracanã, Cristo Redentor e Centro da Cidade. Outros roteiros incluem o Jardim Botânico, a favela da Rocinha e as praias do Leblon, Ipanema e Cobacabana. O mais caro é o passeio de 1 hora que sobrevoa a ponte Rio-Niterói, portos e praias de Niterói, Museu de Arte Contemporânea, Recreio dos Bandeirantes, Prainha e Grumari. O ingresso custa R$ 500,00.Mas tem opções mais baratas, para quem tá podeno. A lotação mínima para os vôos é de 2 passageiros.

Endereço: Morro da Urca e Lagoa Rodrigo de Freitas/Lagoa Rodrigo de Freitas-Tivoli Park/Mirante Dona Marta

Tel: 511-2141



PÃO DE AÇÚCAR

www.bondinho.com.br

Com 396 m de altura, é um dos cartões postais mais conhecidos da cidade. Um teleférico envidraçado leva os visitantes até o topo, em duas etapas. A primeira vai até o Morro da Urca (220 m), que oferece uma linda vista da Baía de Guanabara e da Enseada de Botafogo. Um segundo teleférico leva até o Pão de Açúcar, de onde são avistados, além da baía, uma boa parte da orla e até a Fortaleza de Sta. Cruz, em Niterói. O total do percurso é de 1330m, feitos em 6 minutos. No Morro da Urca há restaurante, lanchonete e loja de suvenires.

Endereço: av. Pasteur, 520

Tel: 546-8400

Bairro: Urca





MORRO DO CORCOVADO

www.corcovado.com.br

A 710 m acima do nível do mar, o morro oferece uma das paisagens mais bonitas da cidade, além de sustentar a estátua do Cristo Redentor. Inaugurada em 12 de outubro de 1931, pesa 1145 toneladas e mede 32 m de altura (contando com os 8 m de pedestal, onde há uma capela). Para se chegar ao terço principal é preciso enfrentar 222 degraus íngremes. No local há varias lanchonetes (com preços salgados) e lojas de suvenires. A subida pelo trenzinho é feita pela Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada por D. Pedro II em 1884 e uma das mais antigas do país. E, embora o estacionamento seja pago, quem vai de carro enfrenta a ação dos flanelinhas.

Endereço: rua Cosme Velho, 513

Tel: 558-1329

Bairro: Cosme Velho





JARDIM BOTÂNICO

www.jbrj.gov.br

Criado em 1808 por D. João VI para aclimatar as mudas de especiarias que vinham da Europa, tem 8200 tipos de plantas e flores do Brasil e outras partes do mundo. As mais famosas são as palmeiras imperiais - trazidas das Ilhas Maurício e plantadas no ano da inauguração do jardim - que enfeitam o corredor que vai da entrada principal até o chafariz central. Dentro do parque há 2 museus: o Botânico, que possui um grande acervo de documentos sobre o assunto, e a Casa dos Pilões, antiga fábrica de pólvora que exibe escavações arqueológicas. Outras atrações são as estufas, o orquidário e o bromeliário. Tem lanchonete, biblioteca e loja.

Endereço: rua Jardim Botânico, 915 (pedestre) e 1008 (pedestres/veículos)

Tel: 294-6012

Bairro: Jardim Botânico

Nenhum comentário: