sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tá no Rio - Parques

PARQUES






LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Com 9,5 km de contorno, a lagoa está ligada ao mar pelo canal do Jardim de Alá, que separa o Leblon de Ipanema. Suas águas, embora poluídas, são o local preferido pelos remadores da cidade. Ao redor da lagoa estão clubes tradicionais no remo, como Flamengo e Vasco (sede náutica), e outros de lazer, como Caiçaras e Piraquê. Nas suas margens, remodeladas recentemente, há ciclovia, pista de cooper, playgound, quadras esportivas e quiosques. Anexo está o Parque da Catacumba, que expõe ao ar livre 30 esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros.





PARQUE EDUARDO GOMES (ATERRO DO FLAMENGO)

Boa parte da área deste parque urbano foi tomada ao mar no último aterro da baía, em 1960. Com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, tem quadras de esportes, rinque de patinação, ciclovia, pista de cooper e campo de aeromodelismo. A pista da av. Infante D. Henrique no sentido Zona Sul-Centro é fechada ao tráfego de veículos aos domingos e feriados, das 7h às 18 horas, do Morro da Viúva ao Aeroporto Santos Dumont, aumentando a área de circulação e lazer.

Endereço: Praia do Flamengo

Tel: 205-0248

Bairro: Aterro do Flamengo





PARQUE CHICO MENDES

Refúgio do quase extinto jacaré-do-papo-amarelo, o parque é voltado à preservação ambiental. Recebe muitas escolas e oferece visitas guiadas por trilhas ecológicas, com observação da fauna e da flora, principalmente de cactos e bromélias que brotam da restinga da Lagoinha das Tachas.

Endereço: avenida Jarbas de Carvalho, 679

Tel: 437-6400

Bairro: Recreio dos Bandeirantes

Estacionamento: gratuito





PARQUE LAGE

www.eavparquelage.org.br

Sua sede tem mármore, azulejos e ladrilhos trazidos da Itália. Na mansão do início do século funciona a Escola de Artes Visuais. No parque há mesas para jogos, playground e 7 pequenos lagos, abastecidos por uma represa que pode ser alcançada por uma alameda de 3 km.

Endereço: rua Jardim Botânico, 414

Tel: 538-1879

Bairro: Jardim Botânico





BOSQUE DA BARRA

Localizado numa área de reflorestamento, tem 2 lagos, quadras de esporte, ciclovia, campo de futebol, playground, pista de cooper.

Endereço: avenida das Américas / avenida Ayrton Senna

Tel: 325-6519

Bairro: Barra da Tijuca





PARQUE GAROTA DE IPANEMA

Ponto de passagem entre Ipanema e Copacabana, tem rinque de patinação, palco, playground e mirante.

Endereço: entre as ruas Francisco Otaviano e Francisco Bhering

Nenhum comentário: