sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Especial dia das Crianças


ENTRADA FRANCA - RIO DE JANEIRO

O Grande Circo Místico

História, música e dança para criançada
Foto: divulgação/Giulia Peluso
Roteiro cultural Rio de Janeiro
Especial - Dia das Crinaças
Por Assessoria de Imprensa - Giulia Peluso

Studio Betina Guelmann e Panos Pra Manga apresentam:
“O Grande Circo Místico”

História, música e dança para criançada!!!

08 de outubro, sábado, no Fashion Mall
Studio Betina Guelmann e os Panos Pra Manga se juntam para apresentar de forma lúdica a história do “O Grande Circo Místico”, do Chico Buarque e Edu Lobo, no próximo sábado, 08 de outubro, às 16h30min na praça central do Fashion Mall, endereço: Estrada da Gávea, 899 / São Conrado, totalmente gratuito.
A iniciativa tem como objetivo presentear os pequenos na semana da criança levando cultura e entretenimento de forma lúdica. A história escolhida pretende despertar a emoção, a fantasia, e a arte nas crianças, declara a bailarina Betina Guelmann do Studio.
A história será narrada pelos contadores de história dos Panos pra Manga utilizando instrumentos musicais, como: violão, agogô, flauta e simultaneamente os bailarinos do Studio Betina Guelmannirão representar as falas através do movimento do corpo utilizando variados estilos de dança.
A história conta a saga da família austríaca proprietária do grande circo Knieps e do amor entre um aristocrata e uma bailarina que vagavam de cidade em cidade apresentando os seus números circenses.
Um pouco da obraChico Buarque e Edu Lobo uniram-se algumas vezes para criar trilhas sonoras sob encomenda para o teatro. Dos chamados álbuns de teatro da dupla, “O Grande Circo Místico”, de 1983, é o maior deles. O álbum é de uma grande sofisticação musical, trazendo uma poesia elaborada e de teor emotivo latente, arrebatado por um lirismo flamejante, poucas vezes alcançado dentro da MPB. O álbum surgiu de uma encomenda do Ballet Guaíra, do Paraná, em 1982. Sua inspiração veio do poema surrealista de Jorge de Lima, “O Grande Circo Místico”, escrito em 1938, e publicado no livro “A Túnica Inconsútil”. Jorge de Lima, poeta do parnasianismo e do modernismo, criou o poema inspirado em um fato real acontecido na Áustria, no século XIX. A partir do tema, Chico Buarque e Edu Lobo criaram a trilha sonora para a apresentação do balé, contando musicalmente, a saga da família austríaca proprietária do Grande Circo Knieps e do amor entre um aristocrata e uma acrobata, que vagavam de cidade em cidade, apresentando os seus números circenses.
Serviço
Studio Betina Guelmann e Panos Pra Manga - “O Grande Circo Místico” 
Data: 08 de outubro de 2011, às 16h30. Praça Central – Fashion Mall - Estrada da Gávea, 899 – São Conrado. Grátis.
Show - Centro Cultural Ibeu
Por Renata Pinheiro Machado
Rômulo Gomes Trio
06 de outubro de 2011 - Quinta, entrada franca
Rômulo Gomes Trio
Foto: divulgação
Rômulo Gomes atua como cantor, compositor, arranjador e instrumentista. É especialista no contrabaixo (acústico e elétrico) e já completa 23 anos de música profissional. Como instrumentista, já dividiu o palco com artistas consagrados como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Nana Caymmi, João Donato, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, entre muitos outros. Durante dez anos Rômulo fez parte da banda que acompanha a cantora Maria Bethânia.
Seu trabalho tem influência direta da música brasileira e de alguns estilos estrangeiros, resultando numa rica mistura de estilos e numa sonoridade bastante original.
O show do Rômulo Gomes Trio apresenta um apanhado da carreira do compositor, como também de grandes nomes da MPB, como: Dorival Caymmi, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, entre outros.
Rômulo Gomes Trio - Centro Cultural IBEU.
Av. N. Sra. Copacabana, 690, 11º andar. Tel. 3816-9400. Dia 06 de outubro de 2011, quinta-feira, às 19h. Entrada franca com distribuição de senhas a partir das 18h15 na portaria do Ibeu.
Classificação: livre.
 http://centroculturalibeu.blogspot.com.br
Por Mônica Loureiro
Teatro
Folias Metafísicas
Espetáculo será apresentado em quatro parques cariocas de 08 de outubro a 18 de dezembro de 2011
Folias Metafísicas
Foto: Guga Melgar
A Natureza integrada ao espetáculo, a intensidade da interpretação de Sandra Bonadeus, a poesia de Geraldo Carneiro e a música de Egberto Gismonti. É com elementos desse porte que Folias Metafísicas estreia no Rio de Janeiro numa temporada atípica e inovadora. A partir do dia 8 de outubro, o monólogo que tem patrocínio da Oi e da Prefeitura do Rio e apoio cultural do Oi Futuro, vai ocupar espaços até então não convencionais para peças teatrais. Começa pelo Parque da Catacumba, na Lagoa, aos sábados e domingos às 11h, e segue, nos meses seguintes, para os parques da Cidade (Gávea), das Ruínas (Santa Teresa) e da Chacrinha (Copacabana). Todos com entrada franca.
Dirigido por Fransérgio Araújo, o espetáculo vivenciado pela atriz Sandra Bonadeus aborda com lirismo e intensidade temas universais ligados à existência humana, como o amor, a morte, a solidão, a criação e a arte. Neste solo, o personagem é inspirado no verso ‘sou um animal em surto de poesia’, do poema Insurreição (2002) e não resiste à tentação de zombar da vida em todos os seus aspectos e, ao mesmo tempo, festejá-la intensamente. “É uma conversa poética, não é um recital. Nessa montagem, a Natureza é o principal cenário, o que possibilita um diálogo real, uma radicalização da busca do poeta pela vida”, diz Sandra.
FOLIAS METAFÍSICAS – Monólogo com dramaturgia e interpretação de Sandra Bonadeus baseado em poesia de Geraldo Carneiro. Direção de Fransérgio Araújo. Duração: 50 minutos.
De 8 a 30 outubro Parque da Catacumba (Avenida Epitácio Pessoa, nº 3.000, Lagoa - Tel: 2259-4891). Sábados e domingos, às 11h. Entrada franca. Lotação limitada, distribuição de senhas meia hora antes do espetáculo. Até 30/10.
De 5 a 27 novembro (sáb/dom), às 11h: Parque da Cidade (Estrada de Santa Marinha s/nº, Gávea)
Dias 3, 10 e 17 dezembro,, às 17h: Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169,
Santa Teresa – tel: 2224-3922)
Dias 4, 11 e 18 dezembro, às 11h : Parque da Chacrinha (Rua Guimarães Natal s/nº,
Copacabana - tel: 2542-3247)
Por Por Ney Motta

"O Tribunal de Salomão e o julgamento das meias verdades inteiras" com a Cia Barracão Cultural

13 a 16 de outubro de 2011 - Quinta a domingo
O Tribunal de Salomão volta aos parques da cidade
Fhoto by João Caldas
A peça O Tribunal de Salomão e o julgamento das meias verdades inteiras, da companhia paulista Barracão Cultural, cumpre seis únicas apresentações, gratuitas, a céu aberto, em quatro diferentes locais da cidade
Comemorando 10 anos de atividades, a companhia paulista Barracão Cultural chega ao Rio de Janeiro em outubro para seis únicas apresentações da comédia musical O Tribunal de Salomão e o julgamento das meias verdades inteiras, que acontecerão quatro espaços diferentes: na quinta-feira, dia 13/10, às 17h, no Centro de Convenções Sulamérica; na sexta-feira, dia 14/10, às 17h e 19h, na Comunidade Morro dos Prazeres; no sábado, dia 15/10, às 17h, na Lagoa Rodrigo de Freitas; e no domingo, dia 16/10, às 13h e 16h, na Quinta da Boa Vista. As apresentações, a céu aberto, são gratuitas.
A peça conta a história de um grupo de atores que, prestes a apresentar a peça O Tribunal de Salomão num parque, é surpreendido por três pessoas que acreditam que ali é um tribunal verdadeiro e pedem ajuda para que suas causas sejam julgadas. Cada um apresenta sua versão a respeito do tesouro encontrado e quem seria o verdadeiro dono. Permeando a narrativa, um pai austero, uma filha lasciva e um pseudopadre fazem muitas confusões só para obter o recipiente onde estaria preso o tesouro: o diabo, pego na encruzilhada, na noite de lua cheia.
Enfrentar a rua ou parques para fazer teatro não é uma experiência fácil. Mas foi exatamente o desafio de enfrentar a atenção de quem passa que mobilizou a atriz Eloisa Elena. Ela pensou em fazer um espetáculo num palco italiano, em comemoração aos 10 anos da Barracão Cultural, sua companhia, mas ousou e colocou a trupe toda de atores, inclusive ela, a circular, em 2011, pelos parques de São Paulo apresentando a peça O Tribunal de Salomão e o julgamento das meias-verdades inteiras, um texto com “tom de farsa popular, de commedia dell’arte, de circo-teatro, mas inteligentemente tratado de forma divertida e leve”, escreveu o crítico Dib Carneiro Neto em um texto elogioso ao espetáculo.
– Depois de fazer 28 apresentações (até o momento) em parques e praças, se apresentar para 5.000 pessoas e circular em quatro cidades do interior do estado, durante quatro meses, é uma delícia ver que as pessoas realmente entram na história, torcem por cada uma das versões, riem, aplaudem no meio das cenas. É gratificante ter ido para a rua com um trabalho que tem qualidade de texto, de atores, unidade de equipe – comenta Eloisa Elena, atriz e produtora da Barracão Cultural.
O espetáculo está indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2011, na categoria Melhor Espetáculo Jovem, e ao Prêmio Coca-Cola FEMSA 2011, nas categorias Melhor Autor de Texto Original, Melhor Direção, Melhor Cenografia, Melhor Figurino, Melhor Iluminação, Melhor Música Original Composta, Melhor Ator (Thiago Andreuccetti e Claudio Queiróz), Melhor Atriz (Eloisa Elena), Melhor Produção e Melhor Espetáculo.
A Barracão Cultural cria e produz espetáculos de teatro e música e tem como proposta realizar trabalhos que priorizam a pesquisa de temas e linguagens acessíveis e que se comuniquem com públicos diversos. Ao longo destes 10 anos, foram muitos parceiros, valorizando um ambiente onde cada pessoa tenha um espaço efetivo de criação e compartilhe do processo como um todo. Criada, em 2001, e dirigida por Eloisa Elena e pelo músico Dr Morris, a produtora foi responsável pela realização de espetáculos teatrais, como A mulher que ri, Cacoete, Um destino para Julieta e Romeu, Caixa mágica e Convite para jantar, lançou os CDs e produziu projetos musicais como Um sopro de brasil, em parceria com Myriam Taubkin.
As apresentações no Rio de Janeiro são patrocinadas pelo Ministério da Cultura, Correios e Racional Engenharia.
Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes | Direção: Cuca Bolaffi | Elenco: Eloisa Elena, Claudio Queiroz, Thiago Andreuccetti, Fábio Ferretti e Alexandre Maldonado.
Dia 13, quinta-feira, às 17h | Local: Centro de Convenções Sulamérica – Boulevard | Av. Paulo de Frontin n° 1, Cidade Nova, Centro | tel. 3293-6700 | Capacidade de público: 200 pessoas | Classificação LIVRE | GRÁTIS
Dia 14, sexta-feira, (sessão Dupla) às 17h e 19h | Local: Comunidade Morro dos Prazeres | Rua Gomes Lopes n° 12, Santa Teresa | Tel. 2526-1201 | Capacidade de público: 200 pessoas | Classificação LIVRE | GRÁTIS
Dia 15, sábado, às 17h | Local: Parque dos Patins | Endereço completo: Av. Borges de Medeiros s/nº, Lagoa Rodrigo de Freitas | Capacidade de público: 200 pessoas | Classificação LIVRE | GRÁTIS
Dia 16, domingo, (sessão Dupla) às 13h e 16h | Local: Quinta da Boa Vista | Av. Pedro II, São Cristóvão (o espetáculo acontecerá próximo ao estacionamento) | tel. 2234-1181 e 2234-5341 | 

Nenhum comentário: